Jovem de 12 anos muda de sexo - TVI

Jovem de 12 anos muda de sexo

Jovens depressivos

Adolescente australiana recebeu autorização do tribunal para iniciar o tratamento hormonal

Relacionados
Uma jovem australiana de 12 anos recebeu permissão para iniciar o tratamento de mudança de sexo, apesar da oposição do pai, escreve o diário italiano La Repubblica. Um juiz do tribunal de Melbourne declarou que o procedimento é «no seu melhor interesse». O jornal Sun Herald referiu esta terça-feira que a adolescente iniciou já um tratamento hormonal para suprimir o desenvolvimento da puberdade e poderá requisitar uma nova certidão de nascimento, para além do passaporte e do cartão de utente, com um nome masculino.

Iniciada em Dezembro à porta fechada, a causa veio agora a descoberto com a publicação do veredicto. «A meu ver e tendo em conta todas as evidências o tratamento é no seu melhor interesse», disse o juiz. A mãe pediu autorização ao tribunal para fazer o tratamento depois da filha, que confessou aos pais e aos psiquiatras o seu desejo de viver como um homem, ter começado a exprimir uma forte ansiedade em relação à puberdade eminente.

«Desde a mais tenra idade que se identifica fortemente: feminina em termos de anatomia e fisiologia, comporta-se como um rapaz em todos os sentidos», disse a mãe.

O veredicto foi criticado pela presidente da Ordem dos Médicos australiana, Rosanna Capolingua, segundo a qual a melhor opção é o adiamento. «Uma pessoa de apenas 12 anos atravessa um período de transição e de formação da própria identidade», afirmou a médica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE