Áustria quer “neutralizar” casa onde nasceu Hitler - TVI

Áustria quer “neutralizar” casa onde nasceu Hitler

O Governo austríaco quer transformar o prédio numa esquadra de polícia

O Governo austríaco quer “neutralizar” a casa onde nasceu Adolf Hitler, em Braunau, e transformar o prédio numa esquadra de polícia. O Governo comprou prédio, em 2016, depois de uma longa disputa judicial.

Em novembro do ano passado, foi anunciada a intenção de dar um novo destino à casa, que passaria por abrigar uma esquadra de polícia.

Agora, de acordo com a BBC, foi anunciado o nome da empresa de arquitetura que vai proceder às mudanças projetadas para a remodelação do local.

Um novo capítulo será aberto para o futuro a partir da casa de nascimento de um ditador e assassino em massa", disse o ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer, em conferência de imprensa, esta terça-feira.

Ao todo, concorreram 12 escritórios de arquitetos para tomar conta do projeto. Ganhou a empresa Marte.Marte. O projeto vai custar cinco milhões de euros e vai mudar drasticamente a fachada do prédio, assim como o telhado. Deverá estar concluído até 2023.

O objetivo é “neutralizar por completo” tudo o que faça lembrar o ditador nazi.

A casa tem sido atração para muitos nazis que vêm da Alemanha exclusivamente para visitar o local. Braunau fica perto da fronteira com a Alemanha. O Governo quer eliminar qualquer traço que faça lembrar o ditador e que possa continuar a atrair defensores da ideologia nazi.

Junto à casa, há uma pedra com a inscrição “Fascismo nunca Mais”. Essa pedra deve ser levada para um museu em Viena.

Hitler nasceu num apartamento deste prédio, em 1889, mas, algumas semanas depois do nascimento, a família mudou-se para outra casa e acabou mesmo por mudar de cidade quando o ditador tinha três anos.

Continue a ler esta notícia