Nova nuvem de cinza ameaça Reino Unido - TVI

Nova nuvem de cinza ameaça Reino Unido

Erupção do vulcão da Islândia intensificou-se, indicam autoridades britânicas

Relacionados
A erupção do vulcão da Islândia intensificou-se ao final do dia desta segunda-feira, com uma nova nuvem de cinzas que se desloca para a Grã-Bretanha, revelaram esta noite as autoridades aéreas britânicas.

Parte do espaço aéreo europeu vai abrir

«A erupção vulcânica na Islândia intensificou-se e uma nova nuvem de cinzas está a deslocar-se para o Sul e o Leste em direcção a Grã-Bretanha», afirmou o serviço de controlo do tráfego aéreo britânico (NATS). «A última informação do Met Office (Instituto de Meteorologia) mostra que a situação está a piorar em algumas áreas», afirmou o NATS em comunicado.

Os aeroportos escoceses devem seguir em funcionamento a partir das 6h GMT (3h de Brasília), assim como foi anunciado anteriormente, mas o Nats não tinha informações sobre a situação dos aeroportos da Irlanda do Norte.

Vulcão: F16 da NATO sofrem danos em voos teste

As perspectivas são de que os aeroportos na Escócia possam funcionar a partir das 07:00 horas de terça-feira e que «mais algum» espaço aéreo britânico seja disponibilizado a partir das 13:00, embora os principais aeroportos de Londres devam permanecer encerrados.

Normalidade esperada a partir de quinta-feira

O regresso completo à normalidade é esperado até quinta-feira, segundo a organização europeia para a segurança da navegação aérea, a Eurocontrol.

Em relação a hoje, apenas foram efectuados 30 por cento dos voos habituais, «pode-se esperar que [os voos efectuados] aumentem entre 10 a 15 por cento na terça-feira e outro tanto na quarta», disse o seu director, Bo Redeborn.

«Se as coisas continuarem como estão e o vulcão deixar de emitir cinzas para a Europa, estaremos possivelmente de regresso à normalidade até quinta-feira», acrescentou o director, antes da informação da existência de uma nova nuvem.

Vulcão: aviões saem de Portugal durante a noite

Entretanto, a Roménia reabriu completamente o seu espaço aéreo hoje à noite e a Suíça fá-lo-á na terça-feira, a partir das 06:00 TMG. Na Holanda, três aviões descolaram esta noite com destino a Xangai, na China, Dubai e Nova Iorque.

A Estónia anunciou a reabertura do seu espaço para terça-feira, durante seis horas, a partir das 00:00 TMG, ao passo que a Letónia já autoriza o sobrevoo do seu território. A Lufthansa anunciou um reinício parcial do seu tráfego na Alemanha, cujo espaço aéreo continua oficialmente fechado, com voos a serem pilotados «à vista».

Para terça-feira, a companhia alemã garante que se «realizarão todos os voos de longo curso conforme as previsões», enquanto que «alguns voos internos também se realizarão». A Air France também anunciou o reinício dos voos de longo curso, com partida dos aeroportos parisienses de Roissy e Orly, para terça-feira, tal como uma grande parte dos voos internos.

Mais de seis milhões bloqueados nos aeroportos

O Conselho Internacional dos Aeroportos estima em cerca de 6,8 milhões o número total de passageiros que ficaram bloqueados em 313 aeroportos, com milhares a dormirem no espaço aeroportuário.

A retoma do tráfego faz-se sob pressão do sector da aviação, que criticou abertamente as restrições de voo, considerando-as excessivas. A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, no acrónimo em inglês) criticou a gestão da crise pelos governos da UE, estimando um custo para o sector de 150 milhões de euros diários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE