Pelo menos sete pessoas morreram no aeroporto de Cabul, quando milhares de afegãos tentam entrar à força nos aviões para fugir do país.

Entre as vítimas mortais, segundo fontes ouvidas pela Associated Press, estão alguns afegãos que caíram de um avião após este descolar.

Nas redes sociais surgiram vários vídeos que mostram pessoas agarradas a este avião militar, numa tentativa desesperada de sair do local.

O aeroporto de Cabul está controlado por tropas norte-americanas, que dispararam para o ar para tentar dispersar as pessoas que tentam entrar nos aviões.

As imagens de desespero mostram milhares de pessoas a invadir a pista do aeroporto da capital afegã.

É possível ver como centenas de afegãos tentam subir através da manga de um dos aviões e são igualmente visíveis militares norte-americanos na pista.

Milhares de pessoas tentam garantir um bilhete para embarcar nos voos de retirada de cidadãos estrangeiros e também de afegãos que trabalharam com os militares norte-americanos durante as operações no Afeganistão.

Os talibãs declararam o fim da guerra no Afeganistão, com a vitória dos insurgentes, após a fuga no domingo do Presidente Ashraf Ghani e a captura de Cabul.

Catarina Pereira / Nnotícia atualizada às 15:52