Oito polícias afegãos mortos em ataque talibã por agentes infiltrados - TVI

Oito polícias afegãos mortos em ataque talibã por agentes infiltrados

  • AM
  • 11 mar 2017, 10:46
Atentado no Afeganistão

Agentes foram "envenenados e posteriormente baleados pelos seus dois colegas”

Pelo menos oito polícias morreram num ataque perpetrado esta noite por dois membros da mesma corporação alegadamente ligados aos talibãs na província de Zabul, no sul do Afeganistão, disse à Efe fonte oficial.

Primeiro foram envenenados e posteriormente baleados pelos seus dois colegas”, que tinham “ligações” aos talibãs, disse o porta-voz do governador provincial, Gul Islam Sial.

De seguida, os atacantes fugiram com um carregamento de armas, acrescentou.

O ataque ocorreu no posto de controlo policial que tinha sido atribuído às vítimas no distrito de Shinkai, uma posição que, segundo o porta-voz, se encontra novamente nas mãos das forças de segurança afegãs.

Os talibãs, no entanto, não se pronunciaram sobre a ação.

Este é o segundo ataque do género ocorrido no país nos últimos dez dias, depois de uma ação talibã contra um posto de controlo em Helmand (sul) ter causado a morte de 12 polícias em 28 de fevereiro, também por um agente infiltrado no corpo policial.

Segundo dados dos Estados Unidos, entre janeiro e novembro de 2016, foram registados 56 ataques de membros dos corpos de segurança contra os seus companheiros, com 151 mortos e 79 feridos.

A violência no Afeganistão intensificou-se nos últimos dois anos, após o fim da missão de combate da NATO no país, e atualmente o Governo controla apenas 57% do território do país, segundo o Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) dos Estados Unidos.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE