Talibãs culpam Estados Unidos: "Só há caos no aeroporto de Cabul" - TVI

Talibãs culpam Estados Unidos: "Só há caos no aeroporto de Cabul"

  • Agência Lusa
  • CP
  • 22 ago 2021, 13:28

Nos últimos sete dias, 12 pessoas morreram nas imediações do aeroporto de Cabul

Os talibãs responsabilizaram este domingo os Estados Unidos pelo caos no aeroporto de Cabul, onde milhares de afegãos continuam a tentar fugir do país, e defenderam que a situação deve parar “o mais depressa possível”.

"A América, com todo o seu poder e equipamento (...), não conseguiu levar a ordem ao aeroporto. Há paz e calma em todo o país, mas só há caos no aeroporto de Cabul (...) Isto tem de acabar o mais depressa possível", disse Amir Khan Mutaqi, um dos líderes dos talibãs, citado pela agência France-Presse.

Milhares de famílias afegãs aterrorizadas estão a tentar fugir através do aeroporto, embora Washington tenha alertado para as ameaças à segurança no local e a União Europeia tenha dito que é impossível retirar toda as pessoas ameaçadas pelos talibãs.

Desde que entraram em Cabul em 15 de agosto, os militantes islamistas têm tentado convencer a população de que mudaram, afirmando que as suas políticas serão menos brutais do que quando governaram o país entre 1996 e 2001.

Esta manifestação de intenções não convenceu milhares de afegãos que continuam a tentar sair do país desde há uma semana, com a ajuda de militares estrangeiros.

Nos últimos sete dias, 12 pessoas morreram nas imediações do aeroporto de Cabul.

Um jornalista que integrava um grupo de profissionais dos ‘media’ e académicos que tiveram a sorte de entrar hoje no aeroporto descreveu cenas de pessoas desesperadas a agarrarem-se aos autocarros.

"Eles estavam a mostrar-nos os seus passaportes e a gritar 'leva-nos contigo, por favor leva-nos contigo'", disse o jornalista à AFP. "O combatente talibã no camião à nossa frente teve de disparar no ar para os dispersar", acrescentou.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE