Gripe A: primeiro caso em Moçambique - TVI

Gripe A: primeiro caso em Moçambique

Gripe A

Existem ainda mais 16 casos suspeitos

O primeiro caso de gripe A em Moçambique foi divulgado, esta terça-feira, pelo Ministério da Saúde de Moçambique. Uma mulher moçambicana, de 46, deu entrada no Hospital Central de Maputo (HCM), com sintomas da doença.

Segundo a Lusa, o porta-voz do Ministério, Leonardo Chavana, revelou que a confirmação da doença só foi possível após as amostras terem sido analisadas na África do Sul.

«A presença do vírus H1N1 na mulher foi mais tarde confirmada na África do Sul, para onde foram enviadas amostras», revelou o porta-voz.

Quanto à forma de contaminação, Leonardo Chava adiantou que a mulher teve contacto com um parente que esteve recentemente na África do Sul, suspeitando-se que a contaminação terá sido por essa via.

As autoridades moçambicanas têm ainda 16 casos suspeitos, que aguardam os resultados de testes que estão a ser realizados na África do Sul.

Para lidar com uma eventual propagação da doença, o Ministério da Saúde de Moçambique distribuiu pelos principais hospitais das 11 províncias do país 30 mil doses de tamiflu, fármaco doado pela Organização Mundial da Saúde.
Continue a ler esta notícia