AirAsia: sinais detetados podem ser das caixas negras - TVI

AirAsia: sinais detetados podem ser das caixas negras

Informação foi avançada pelas autoridades indonésias, que especificam que os sinais vêm de perto dos destroços, mas não do interior dos mesmos

As autoridades da Indonésia confirmaram, esta sexta-feira, que detetaram sinais que podem ter sido emitidos a partir das caixas negras do avião da AirAsia, o Airbus A320-200, que se despenhou no mar de Java a 28 de dezembro.

Pela primeira vez, as autoridades da Indonésia avançam com a informação da deteção de sinais sonoros. O chefe das Forças Armadas, o general Moeldok, explicou que os sons são provenientes de perto dos destroços da aeronave, mas não do interior.

«Estamos atrás do sinal. Mandámos mergulhadores para a direção de onde vem o bip», informou.


De acordo com a agência de notícias EFE, alguns dos colaboradores nas buscas disseram, contudo, ao canal de Singapura «Channel NewsAsia» que é possível que os sinais não venham das caixas negras uma vez que ainda não foram identificados.

Os equipamentos, que gravam as conversas na cabine e as informações de voo, são geralmente instalados na cauda dos Airbus 320-200 e a sua cor é laranja, apesar de se denominarem «caixas negras».

As autoridades tinham já anunciado que haviam localizado a cauda do avião e estão a enveredar esforços para a recuperarem. 

O voo QZ8501 partiu de Surabaia, na ilha de Java, a 28 de dezembro e a previsão era que aterrasse duas horas depois em Singapura. O avião caiu cerca de 40 minutos após o início do voo e a bordo iam 163 passageiros – 155 indonésios, três sul-coreanos, um francês, um malaio e um natural de Singapura.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE