A Alemanha vai enviar para Portugal uma equipa médica de 26 pessoas na quarta-feira, segundo anunciou no Twitter o Ministério da Defesa alemão.

"Mesmo em tempos difíceis, é importante que estejamos juntos. A Alemanha ajudará Portugal a lidar com a pandemia #corona - na quarta-feira, uma equipa de 26 médicos das Forças Armadas partirá para Portugal", anunciou a ministra Annegret Kramp-Karrenbauer.

Dos 26 profissionais de saúde que chegam a Portugal já na quarta-feira, oito são médicos. Além disso, a Alemanha enviará ainda material médico, entre o qual 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

Apoiamos os nossos amigos europeus, também na luta contra o coronavírus. Combinei com o meu homólogo João Cravinho (ministro da Defesa português) que a ‘Bundeswehr’ (Forças Armadas alemãs) enviar pessoal e material médico para Portugal. A solidariedade fortalece a Europa”, revelou a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, no comunicado..

Numa primeira fase, a ajuda deverá estender-se por um período de 21 dias. Os profissionais de saúde e o equipamento médico chegam ao aeroporto Humberto Delgado na quarta-feira.

Ao início da noite, o Governo português confirmou a ajuda alemã.

"Face ao trabalho técnico realizado, até ao momento, estima-se a chegada a Portugal, quarta-feira, dia 3 de fevereiro, de uma equipa de profissionais de saúde militares com competências ao nível da Medicina Intensiva e ainda a cedência de material clínico (ventiladores, bombas e seringas de infusão)", diz a nota conjunta do Ministério da Defesa e da Saúde.

"Estes profissionais permanecerão em Portugal durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário", acrescenta o comunicado.

Maria João Caetano / - notícia atualizada às 20:06