Perto de 70 passageiros intoxicados no aeroporto de Hamburgo - TVI

Perto de 70 passageiros intoxicados no aeroporto de Hamburgo

Autoridades encontraram uma lata de gás pimenta vazia e rejeitam hipótese de atentado terrorista

O aeroporto de Hamburgo, na Alemanha foi reaberto aos passageiros e ao tráfego aéreo.

O aeroporto da segunda maior cidade do país foi evacuado este domingo e a circulação aérea suspensa, depois de dezenas de passageiros se terem queixado de problemas respiratórios e irritação nos olhos.

De acordo com a Associated Press, as autoridades rejeitam a hipótese de um atentado terrorista e os bombeiros anunciaram que encontraram um lata de gás pimenta vazia.  

Os números oficiais apontam para 68 pessoas assistidas por equipas médicas. Os passageiros foram examinados por paramédicos ou bombeiros que decidiam que casos deviam ou não ser encaminhados para o hospital.

O alerta foi dado ao final da manhã, numa altura em que os passageiros sentiram um mau cheiro. As autoridades suspeitaram de um gás tóxico, lançado através de condutas de ar condicionado.

O incidente obrigou à suspensão do tráfego aéreo durante, pelo menos, uma hora. Os aparelhos foram desviados para outros aeroportos. As autoridades evacuaram primeiro os terminais 1 e 2, mas depois interditaram todo o aeroporto. A circulação aérea, que tinha sido suspensa, já foi entretanto retomada.

"Todos os terminais estão já abertos", lê-se na página da internet do aeroporto, que esta manhã esteve fechado entre as 11:30 e as 12:45, hora de Lisboa.

Cerca das 13:00, a situação começou a retomar a normalidade, com muita confusão, uma vez que os passageiros foram obrigados a sair do edifício e nem todos tinham feito o check-in. As pessoas tiveram de esperar fora dos terminais com temperaturas abaixo de zero. Face às temperaturas quase negativas que se faziam sentir, e depois de alguns minutos, as autoridades decidiram pedir aos passageiros que regressassem para o interior, onde foram observadas pelos bombeiros.

Por segurança, as vias de acesso ao aeroporto de Hamburgo foram encerradas, assim como a linha ferroviária.

Hamburgo é o quinto maior aeroporto da Alemanha, com 16 milhões de passageiros por ano. 

Continue a ler esta notícia