Uma alemã que apanha o comboio todos os dias para o trabalho tem um hobby comum a muitos passageiros: tricotar. Em 2018 teve a ideia de construir um cachecol com cores que representam os atrasos daquele transporte.

Uma vez que os tempos de espera nas estações dos comboios da Deutsche Bahn são quase sempre longos, a mulher decidiu começar a tricotar para tornar o tempo de espera visível.

E porque é que o cachecol é composto por diversas cores? Cada cor é associada a um período de tempo de espera. Por exemplo, enquanto o cinzento escuro significa que esperou até cinco minutos, as partes tricotadas em rosa claro representam um período de espera entre cinco a 30 minutos. Caso tenha aguardado pelo comboio mais de 30 minutos, a cor escolhida foi o vermelho.

Como se pode observar pela publicação da filha da autora do cachecol, que mais tarde se tornou viral, a peça é composto por diversas barras. Cada barra representa um trajeto e duas barras um dia completo de viagem (ida e volta).

O cachecol que já se encontra disponível no Ebay por 3.510 euros foi maioritariamente tricotado não durante os tempos de espera, mas sim após os trajetos. Sara Weber, jornalista e filha da criadora, explica que desta forma seria mais prático para a mãe, que por não saber quanto tempo levariam os comboios a chegar, teria de levar todos os dias as lãs das três cores.

Depois das férias do Natal ela trabalhou três dias até agora... e já teve se usar as três cores", disse a filha.

Durante o verão chegou mesmo a utilizar apenas a cor vermelha, visto que demorava, mais do que uma vez, quase duas horas para chegar ao trabalho, num trajeto que geralmente dura 40 minutos.

A mulher tricotou o ano de 2018, e quer continuar em 2019. Leiloar o cachecol por uma boa causa é também algo a ponderar.