Jovem australiano morre depois de ser picado por uma alforreca - TVI

Jovem australiano morre depois de ser picado por uma alforreca

  • 4 mar 2021, 11:49
Águas vivas nos Açores

O rapaz de 17 anos foi picado por uma "medusa australiana" que é considerado o animal mais marinho mais venenoso

Um adolescente australiano, de 17 anos, foi picado fatalmente por uma alforreca enquanto nadava numa praia em Queensland.

As alforrecas ou medusas são um animal aquático de corpo mole e gelatinoso, com tentáculos que, após o contacto, podem injetar uma espécie de espinho.

O rapaz foi picado a 22 de fevereiro por uma medusa australiana ou "Chironex fleckeri", que é considerado o o animal marinho mais venenoso e é bastante comum nos oceanos Pacífico e Índico. É também muitas vezes chamada de "vespa marinha".

Depois de uma semana internado, na segunda-feira os médicos desligaram o seu aparelho de suporte de vida, segundo informou a polícia de Queensland. 

Esta é a primeira morte causada pela espécie na Austrália desde 2006.

A alforreca australiana tem longos tentáculos farpados que são cobertos por bolsas de veneno. Quando injetado em pessoas ou animais, o veneno pode causar paralisia, paragem cardíaca e eventualmente a morte.

As autoridades revelaram que o rapaz nadava perto da cidade de Bamaga, em Cape York, no extremo norte da Austrália, quando foi picado, tendo sido depois transportado de avião  para o hospital de Townsville.

A polícia não deu mais detalhes, mas disse que um relatório seria preparado para o legista.

Continue a ler esta notícia