Violência doméstica: vídeo ajuda a deter agressor depois de vítima não apresentar queixa - TVI

Violência doméstica: vídeo ajuda a deter agressor depois de vítima não apresentar queixa

Imagens foram divulgadas pela Guardia Civil para alertar para a violência de género. ATENÇÃO: Imagens podem chocar os leitores

Um vídeo de poucos segundos mostra a violência com que uma mulher, de 38 anos, foi agredida pelo namorado, de 22, num prédio de San Juan de Alicante, em Espanha.

As imagens, captadas pelas câmaras de segurança do edifício, mostram a brutalidade da agressão e foram divulgadas pela Guardia Civil com o consentimento da vítima.

No entanto, a mulher, que tem uma relação com o agressor há dois anos, não apresentou queixa contra o namorado, apesar de inicialmente ter dito às autoridades que o faria.

Inicialmente disse que sim, que ia fazer queixa, mas depois levantou-se e não a formalizou. No entanto, foi a favor de que se divulgassem as imagens para ajudar outras mulheres e para que se veja o que lhe aconteceu, tal e como nos disse", explicou Veronica Rubio, porta-voz da Guarda Civil de Alicante, citada pelo El País.

Por se tratar de um crime público, as imagens bastaram para que fosse apresentada queixa contra o jovem ucraniano e este fosse detido.

Vizinho denuncia agressão

A agressão aconteceu a 20 de novembro. A mulher tinha acabado de entrar no prédio quando o homem sai de casa e recebe a namorada com vários golpes que a mandam ao chão. A agressão durou cerca de cinco minutos. A vítima ainda tenta defender-se do agressor, mas acaba arrastada pelas escadas até ser metida no elevador e levada para casa.

Três dias após a agressão, um vizinho analisava o que tinha sido gravado pelas câmaras da entrada e descobriu a agressão, tendo de imediato denunciado o crime às autoridades. 

O agressor foi detido a 23 de novembro e continua a aguardar interrogatório judicial.

Segundo as autoridades, não há registo de que a vítima tenha sifdo agredida anteriormente, uma vez que esta nunca apresentou queixa contra o namorado.

Continue a ler esta notícia