União Europeia vai debater embargo de armas à Síria - TVI

União Europeia vai debater embargo de armas à Síria

A antiga cabeleireira foi treinada pelo marido, comandante do batalhão Sawt al-Haq (REUTERS/ Muzaffar Salman)

Conselho Europeu mandatou hoje os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia para analisarem, na próxima semana, a questão

Relacionados
O Conselho Europeu mandatou esta sexta-feira os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia para analisarem, na próxima semana, a questão do embargo de armas à Síria, anunciou o seu presidente, Herman Van Rompuy.

«O Conselho decidiu mandatar os ministros dos Negócios Estrangeiros para analisarem a questão do embargo de armas à Síria», anunciou Van Rompuy, em conferência de imprensa, no final da cimeira europeia.

O tema do embargo de armas à Síria, que não fazia inicialmente parte da agenda dos trabalhos, dominou o segundo e último dia do Conselho Europeu, dois anos depois do início dos conflitos no país,conta a Lusa.

O conselho informal dos MNE dos 27 Estados-membros decorre nos próximos dias 22 e 23, em Dublin.

Tanto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, quanto o Presidente francês, François Hollande, insistiram, na quinta-feira, junto dos seus parceiros europeus na necessidade de a UE rever o embargo de armas, no âmbito das sanções impostas à Síria.

A ajuda aos rebeldes que se opõem ao regime de Damasco é o objetivo de ambos os países.

No final de fevereiro, os 27 decidiram prorrogar as sanções até fim de maio, mas autorizaram o fornecimento de material não letal e de assistência técnica para ajudar a oposição ao regime de Bashar al-Assad e a população civil.

O conflito na Síria, que começou há dois anos, já provocou mais de 70 mil mortos, de acordo com as Nações Unidas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE