Retrato "à la minute" de Warhol pode chegar aos oito milhões - TVI

Retrato "à la minute" de Warhol pode chegar aos oito milhões

  • 14 jun 2017, 22:50
Andy Warhol - auto-retrato

Impressão foi feita pelo artista a partir de uma foto tirada numa máquina automática na rua. Leiloeira admite que o preço vai variar entre os 5,6 e os 8 milhões de euros

Um retrato do artista plástico norte-americano Andy Warhol, feito em 1963, vai a leilão, pela primeira vez, no dia 28, em Londres, e poderá atingir os 8 milhões de euros.

De acordo com o jornal The Guardian, a obra de arte que vai a leilão é uma impressão a partir de uma fotografia de Andy Warhol, feita numa máquina automática, de rua.

Os primeiros autorretratos do artista, feitos com as fotografias das máquinas automáticas de Nova Iroque, nunca foram tão relevantes para a cultura contemporânea como agora", afirmou James Sevier, da leiloeira Sotheby's, àquele jornal.

Andy Warhol só começou a fazer autorretratos já depois de se ter tornado conhecido por retratar figuras como Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Judy Garland e Marilyn Monroe.

Andy Warhol morreu a 22 de Fevereiro de 1987, com 58 anos. Permanece, ainda hoje, muito para lá dos 15 minutos de fama, como um dos mais importantes artistas norte-americanos da segunda metade do século XX e ele próprio o símbolo da Pop Art.

Continue a ler esta notícia