Merkel deixa aviso aos britânicos sobre o Brexit - TVI

Merkel deixa aviso aos britânicos sobre o Brexit

  • AR
  • 27 abr 2017, 10:38
Angela Merkel

"Um país terceiro não gozará dos mesmos direitos ou de direitos mais vantajosos que um país membro” da UE, diz a chanceler alemã

A chanceler alemã Angela Merkel advertiu, esta quinta-feira, os britânicos de que não podem esperar ter os mesmo direitos que os países membros da União Europeia após a saída do bloco comunitário.

Um país terceiro não gozará dos mesmos direitos ou de direitos mais vantajosos que um país membro”, disse a chanceler alemã na Câmara dos Deputados em Berlim, antes da cimeira europeia que deverá fixar os limites nas negociações da União Europeia com Londres sobre o Brexit.

Angela Merkel advertiu também que antes de negociar com Londres como serão as futuras relações entre a União Europeia e o Reino Unido, devem ser clarificados “de forma satisfatória” os termos da saída do bloco comunitário, incluindo as suas “obrigações financeiras”.

Relação entre UE e Turquia "muito afetada" pela situação em Ancara

A relação entre a União Europeia e Ancara foi "muito afetada" pela evolução política recente na Turquia, afirmou ainda Angela Merkel, um dia depois de detenções massivas no país euro-asiático.

A relação turco-alemã, mas também a relação entre a Europa e a Turquia, foram muito afetadas pelos desenvolvimentos das últimas semanas", declarou a chanceler, numa referência à aprovação em referendo de uma reforma constitucional que reforça os poderes do Presidente turco e às recentes detenções.

Merkel sublinhou, no entanto, a importância de regressar a um "diálogo construtivo" com Ancara, defendendo que um distanciamento definitivo da Europa por parte da Turquia não é do interesse de nenhuma das partes.

Continue a ler esta notícia