Guterres consegue mil milhões de euros para o Iémen - TVI

Guterres consegue mil milhões de euros para o Iémen

  • 25 abr 2017, 19:06
Iémen

Ajuda da conferência de doadores conseguiu atingir mais de metade da verba desejada pelas Nações Unidas. Secretário-geral quer que "dinheiro se traduza em ajuda específica para as pessoas"

A conferência internacional de doadores para fazer face à crise no Iémen conseguiu 1.100 milhões de dólares (mil milhões de euros), segundo revelou esta terça-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Conseguimos 1.100 milhões de dólares nesta conferência. Agora o mais importante é que este dinheiro se traduza em ajuda específica para as pessoas do Iémen e para isso precisamos de acesso” ao país, disse António Guterres no final do encontro, organizado pelas Nações Unidas e pelos governos da Suíça e da Suécia.

Até agora, a Organização das Nações Unidas só tinha conseguido 15% dos 2.100 milhões de dólares, cerca de 1.900 milhões de euros, que tinha pedido para fazer frente este ano à emergência humanitária no Iémen, um país da península arábica que vive uma das maiores crises mundiais.

António Guterres usou a rede Twitter para agradecer à conferência de doadores, lembrando que bastam 62 euros para alimentar uma família durante um mês no Iémen.

Mais grave crise do mundo

A Organização Internacional para as Migrações advertiu entretanto que a crise no Iémen se tornou na mais grave do mundo. Há 18,8 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária ou de proteção.

Desde 2015, diz a organização em comunicado, que mais de 3,3 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar a suas casas por questões de segurança, permanecendo dois milhões deslocadas.

A Organização salienta que o conflito no país não tem fim à vista e que continua a aumentar o número de pessoas que têm de fugir da guerra.

Continue a ler esta notícia