França e Espanha agradecem a presidente do Chade - TVI

França e Espanha agradecem a presidente do Chade

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 22:57

Pela libertação de activistas da organização Arca de Zoé

Relacionados
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o Primeiro-Ministro espanhol, José Luis Zapatero, agradeceram hoje ao presidente do Chade, Idriss Deby Itno, pelo seu «apoio e compreensão» e pela «atitude positiva» no caso Arca de Zoé, noticia a Lusa.

Sarkozy afirmou aos jornalistas que trabalha desde o início «ombro a ombro» com o chefe do Executivo de Madrid para «encontrar uma solução satisfatória para este lamentável caso».

O Chefe de Estado gaulês deslocou-se ao Chade (antiga colónia francesa) para se reunir com o seu homólogo chadiano, e no regresso fez escala em Madrid, onde desembarcaram as assistentes de bordo espanholas que, tal como três jornalistas franceses, foram já libertadas.

O caso tem a ver com o inquérito à tentativa de transportar para França, a partir do Chade, um total de 103 crianças africanas, na sua maioria do vizinho Sudão e vítimas do conflito em Darfur, operação organizada pela organização não governamental francesa Arca de Zoé.

Seis elementos da associação francesa Arca de Zoé, um piloto, um co-piloto e um segurança espanhóis que deviam transportar crianças para França , assim como um piloto belga e quatro responsáveis da zona Leste do Chade, continuam detidos em N`Djanema, onde serão ouvidos por um juiz de instrução.

Os arguidos, acusados de tráfico de crianças, enfrentam penas que podem ir dos cinco aos 20 anos de trabalhos forçados.

Em França, as actividades da Arca de Zoé estão a ser investigadas desde 24 de Outubro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE