Animador da BBC despedido por tweet racista sobre bebé real - TVI

Animador da BBC despedido por tweet racista sobre bebé real

  • CM
  • 9 mai 2019, 12:59

Danny Baker, da BBC Radio 5 Live, diz que só pretendia fazer uma brincadeira com o circo mediático à volta da família real quando escolheu a foto do macaco e não qualquer associação à ascendência de Meghan Markle, cuja mãe é afro-americana

Um animador da BBC Radio 5 Live foi despedido depois de publicar um tweet na sua conta pessoal sobre o filho de Harry e Meghan, Archie.

Danny Baker partilhou uma fotografia a preto e branco de um casal, bem vestido, de mãos dadas com um chimpazé de fato, e com a legenda “bebé real deixa o hospital”.

O tweet acabou por ser apagado e o pedido de desculpas feito na rede social, mas o animador não escapou às acusações de racismo e ao despedimento, formalizado na manhã desta quinta-feira, o dia seguinte à apresentação de Archie.

Danny Baker, 61 anos, explica que só pretendia fazer uma brincadeira com o circo mediático à volta da família real quando escolheu a foto do macaco e não qualquer associação à ascendência de Meghan Markle, cuja mãe é afro-americana. O radialista diz mesmo que usaria a mesma fotografia se tivesse de referir-se a qualquer outro nascimento real, ao filho do Boris Johnson (que é louro) ou à sua própria família.

“Sinceras desculpas pela minha estupidez. Era suposto ser uma piada sobre a realeza vs circos. Os temas reais não são a minha especialidade. Resta-me fazer a mesma figura”, escreveu no Twitter.

Para a BBC, a suposta brincadeira foi “um sério erro de julgamento” que “vai contra os valores da estação”. A BBC reconhece que “Danny é um animador brilhante” mas que não poderá continuar a trabalhar com a estação.

 

 

Continue a ler esta notícia