Pagaram mais de 100 mil euros por banana colada com fita cola - TVI

Pagaram mais de 100 mil euros por banana colada com fita cola

  • 7 dez 2019, 10:50

Instalação fez enorme sucesso e foi vendida pela galeria Perrotin, em Miami

A arte é subjetiva, e o que vale pouco para uns, pode valer muito para outros. Na galeria Perrotin, em Miami, Estados Unidos, uma banana colada à parede com fita cola foi vendida por 120 mil dólares (cerca de 108 mil euros). A obra é do artista italiano Maurizio Cattelan.

Esta peça faz parte de uma coleção intitulada "Comediante", que fala sobre o facto de as pessoas ricas não saberem o preço real de uma banana. O artista contou ao The Guardian que comprou aquela fruta num mercado local, por um preço a rondar os 27 cêntimos.

As bananas são o símbolo do comércio global, num duplo sentido, além de serem uma forma clássica de fazer humor", acrescentou Maurizio Cattelan, à BBC.

Este artista é conhecido por trabalhos "fora da caixa". Uma das suas obras mais famosas era uma sanita como 18 quilates de ouro, que o próprio intitulou de "América". Essa mesma obra, que esteve em exposição no Guggenheim, foi recentemente roubada de um muse em Inglaterra.

O representante da galeria, Emmanuel Perrotin, explicou ao The Guardian que a obra de Maurizio Cattelan "não é só sobre os objetos".

Quer esteja afixado na parede ou na capa do New York Post, o Maurizio força-nos a levantar questões sobre quanto valor colocamos nos bens materiais", afirmou.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE