Idosa suspeita de roubar artefactos arqueológicos e quase provocar um incidente diplomático - TVI

Idosa suspeita de roubar artefactos arqueológicos e quase provocar um incidente diplomático

  • AA
  • 24 nov 2017, 22:02
Mulher de 95 anos acusada de roubar peças valiosas

Joan Howard tem 95 anos e já foi apelidada de "Indiana Joan"

Uma mulher australiana está envolvida numa grande polémica por, alegadamente, ter roubado artefatos culturais antigos do Médio Oriente, nomeadamente do Egito.

Joan Howard, esposa de um diplomata da ONU, é acusada de aproveitar as viagens diplomáticas do marido para roubar objetos de grande valor arqueológico e juntar à sua coleção de artefatos antigos.

O jornal australiano The West Australian foi quem tornou pública a coleção de Joan, que rapidamente inquietou os arqueólogos e os levou a pedir que fosse feita uma investigação. 

Shaaban Abdel Gawad, diretor-geral do Departamento de Antiguidades Recuperadas do Egito, relatou ao Sydney Morning Herald, um jornal australiano, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito já tinha feito o pedido para averiguar o caso.

 

 

“Queremos investigar como essas peças saíram ilegalmente do Egito”, referiu Shaaban.

Entre os objetos da coleção de Joan, destaca-se uma máscara funerária de uma múmia egípcia, cabeças neolíticas de machado que remontam há 40 mil anos, armas romanas, bem como moedas e jóias do antigo Egito.

Com o propósito de proteger as suas antiguidades, o Egito, na década de 80, adotou leis que proíbem a importação, exportação e a transferência ilícita de bens culturais do país.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE