Tintim, o jornalista que fez reportagem no Espaço, faz 90 anos - TVI

Tintim, o jornalista que fez reportagem no Espaço, faz 90 anos

Repórter belga e o animal de estimação Milou marcaram a infância de milhões de pessoas por todo o mundo

O repórter mais conhecido da banda desenhada, de poupa no cabelo e com inseparável cão Milou, celebra esta quinta-feira 90 anos. As aventuras de Tintim começaram em 1929 e ainda hoje apaixonam muitos seguidores.

George Remi, sob o pseudónimo Hergé, criou o desenho, considerado uma das mais populares personagens da banda desenhada, há nove décadas. O autor morreu em 1983, aos 76 anos, deixando incompleta a história “Tintin e Alpha-Art”.

O repórter belga e o animal de estimação marcaram a infância de milhões de pessoas por todo o mundo desde que nasceram, por ocasião de uma reportagem “No País dos Sovietes”.

O desenhador e argumentista belga colocou pela primeira vez a história do repórter no suplemento juvenil Le Petit Vingtième, do jornal Le Vingtième Siècle. Tinha 22 anos e começou com uma alegada ridicularização do regime comunista.

Nessa primeira história, Tintim é apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtième enviado à antiga União Soviética, onde se envolve em várias cenas de pancadaria.

Tintim foi para mim uma oportunidade para me exprimir, projetar para fora de mim o desejo de aventuras, de violência e de desembaraço que havia em mim”, explicou um dia Hergé sobre o eterno repórter belga de banda desenhada.

Tintim correu o mundo em aventuras, e até a Lua, sempre com o fox terrier ao lado. Foi a 10 de janeiro de 1929 que nasceu e nunca mais parou.

Passou por aventuras no Oriente, no oeste americano, no mar e em terra e no espaço. Um total de 24 álbuns, entres eles “A estrela misteriosa”, “Tintim no Tibete”, “Tintim no Congo” e “As sete bolas de cristal”.

As histórias estão traduzidas em 77 línguas e venderam mais de 230 milhões de exemplares em todo o mundo. Em Portugal, Tintim surgiu pela primeira vez em 1936, na publicação O Papagaio.

Tintim foi de tal forma um fenómeno que ganhou forma em diversas expressões. Da banda desenhada, saltou para a televisão e para o cinema, pela mão de Steven Spielberg e Peter Jackson, e a imagem do rapaz loiro foi reproduzida nos mais variados objetos: relógios, selos, canecas, calendários, moedas e até material escolar.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos