Afeganistão: talibãs atacam Cabul - TVI

Afeganistão: talibãs atacam Cabul

Vários edifícios governamentais foram os alvos eleitos. Há registo de dezenas de feridos e vários mortos

Relacionados
Artigo actualizado às 10h24

Militantes talibãs atacaram esta segunda-feira edifícios governamentais no centro de Cabul, envolvendo-se em renhidos combates com forças governamentais depois de um bombista suicida ter provocado uma explosão junto do palácio presidencial, escreve a Lusa.

O porta-voz dos talibãs Zabiullah Mujahid disse à Associated Press que um comando de 20 homens, incluindo bombistas suicidas, entrou na capital afegã para atacar o palácio presidencial e outros edifícios governamentais.

Depois de uma explosão, seguiram-se confrontos com armas automáticas entre os talibãs e efectivos governamentais. A par do tiroteio, foram ouvidas mais explosões.

«Vi uma nuvem de fumo a elevar-se por cima de um edifício perto do Banco Central e vi pelo menos uma pessoa ferida», contou uma testemunha à AFP.

13 feridos e dois mortos

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner considerou, entretanto, grave a situação em Cabul, havendo já 13 feridos e dois mortos.

«Estão a ocorrer neste momento ataques de talibãs em pleno Cabul e a situação é grave, como infelizmente já o é há muito tempo», disse Bernard Kouchner, aos microfones da rádio France Info.

Pelo menos 13 pessoas, a maioria das quais civis, ficaram feridas nos ataques no centro da capital do Afeganistão, afirmou o Ministério da Saúde afegão, adiantando que a polícia matou dois bombistas suicidas.

No entanto, outras fontes avançam como registo de, pelo menos, cinco mortos e 38 feridos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE