Atentado matou 16 pessoas na China - TVI

Atentado matou 16 pessoas na China

Internacional

Camião avançou sobre um posto fronteiriço lançando granadas

Relacionados
Um grupo desconhecido avançou esta segunda-feira com um camião sobre um posto fronteiriço chinês da Ásia Central, lançando granadas que mataram 16 pessoas e feriram outras tantas, informou a agência oficial Nova China.

O ataque ocorre quatro dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim. Pequim recusa-se, por agora, a estabelecer qualquer relação entre este ataque e os Jogos Olímpicos, mas a agência Nova China diz que a policia suspeita de um ataque de origem terrorista.

Um porta-voz do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos já manifestou também a certeza de que o atentado será devidamente analisado.

Os atacantes utilizaram um camião de lixo para atacar o posto fronteiriço paramilitar de Kashi, onde foram lançadas duas granadas.

Dois dos atacantes foram detidos, informa a Nova China, sem dar mais pormenores.

A área onde ocorreu o ataque tem sido palco de uma rebelião mal contida de populações muçulmanas turquiques (povos eurasiáticos que se espalham desde a Turquia à China, num total de cerca 160 milhões de pessoas), do clã uighur (comunidade diaspórica de cerca de 20 milhões na mesma área), que reagem à lei chinesa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados