Um panda de sete anos estava a dormir debaixo de uma árvore, no Foping National Nature Reserve, na cidade de Hanzhong, na província chinesa de Shaanxi, quando foi acordado à pedrada por turistas. O incidente aconteceu no dia 20 de julho. 

Os turistas em causa faziam parte de um grupo de 20 a 30 visitantes, que estariam naquele momento a caminhar num recinto onde estão os pandas gigantes. O incidente foi filmado.

No vídeo, podem ver-se os turistas a atirar pedras ao animal que estava a descansar debaixo de uma árvore. Podem ouvir-se também vários turistas a gritar com o panda para o chamar a atenção e fazer então com que ele se mexesse. 

De acordo com South China Morning Post, o parque confirmou "três a quatro" visitantes então envolvidos neste incidente. O parque contou que os visitantes ainda foram alertados pelos funcionários para parar, mas que isso não foi suficiente. Posteriormente, foram obrigados abandonar as instalações.

O gerente do parque, Zhen Xihai, explicou que os culpados não vão poder voltar ao "santuário dos pandas". 

Gostava que o panda tivesse assumido uma personalidade estilo Kung-Fu Panda e tivesse uma atitude defensiva", disse o responsável, citado pelo portal de notícias Unilad

O Foping National Nature Reserve está cercado pelas Montanhas Shaanxi Qinling, que são parte do único habitat de pandas selvagens na China, além das florestas de bambu da província de Sichuan, no sudoeste do país.