2014: um quarto dos mortos em Israel são crianças - TVI

2014: um quarto dos mortos em Israel são crianças

Israel ataca Gaza com centenas de «raides» (Reuters)

Ataques já causaram mais vítimas do que em 2012

Os ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza já causaram 186 mortos e 1.287 feridos, em sete dias, segundo o balanço mais recente dos serviços de socorro, que ultrapassa o da ofensiva de novembro de 2012.

«Todas as indicações mostram, e considero isso dramático, que as mulheres e as crianças representam um número muito considerável das vítimas dos ataques atuais. Atualmente, mais de um quarto dos mortos são crianças», disse na segunda-feira o dirigente da UNRWA, Pierre Krahenbuhl.

Na segunda-feira, pelo menos 12 palestinianos, dos quais duas eram crianças, foram mortos pelos ataques e dois outros, um homem e uma mulher, faleceram em resultado de feridas sofridas no domingo.

Este ataque de Israel à Faixa de Gaza é mais mortífero do que o de novembro de 2012, que também pretendia acabar com o disparo de foguetes a partir do enclave palestiniano, que causou então a morte a 177 palestinianos e seis israelitas no espaço de uma semana.

O Centro Palestiniano para os Direitos do Homem, baseado em Gaza, anunciou no domingo que mais de três quartos daas vítimas eram civis.

A Agência da Organização das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) sublinhou, pela sua parte, a forte proporção de menores entre as vítimas.

Desde o início da operação israelita que quatro israelitas ficaram feridos com gravidade, devido apo disparo de foguetes pelos palestinianos, mas nenhum morreu.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE