Hotel de cinco estrelas obrigado a demolir dois andares por tapar vista sobre a Acrópole - TVI

Hotel de cinco estrelas obrigado a demolir dois andares por tapar vista sobre a Acrópole

Acropolis Museum, em Atenas

Tinha como cartão-de-visita um terraço com uma vista de tirar o fôlego e tinha aberto portas há menos de um ano

Um hotel de cinco estrelas foi obrigado a demolir os seus dois últimos andares, depois de uma batalha legal, por estar a tapar a vista sobre a Acrópole de Atenas. Uma decisão histórica, que está a ser bem vista pelos atenienses.

O hotel é propriedade da Coco-Mat, um fabricante de colchões com sede na Grécia. Tinha como cartão-de-visita um terraço com uma vista de tirar o fôlego e tinha aberto portas há menos de um ano.

O edifício de 10 andares provocou polémica acesa, porque os habitantes da cidade se queixavam de eles próprios terem deixado de conseguir ver a Acrópole. O caso chegou aos tribunais e a sentença foi desfavorável aos proprietários do hotel.

O Conselho Arqueológico da Grécia foi convocado e, após seis horas de debate pro videoconferência, os especialistas concluíram que a altura do edifício tinha de ser reduzida, em nome da proteção da vista sobre a Acrópole.

A Acrópole é nosso coração e nossa alma, uma parte essencial de nossa herança cultural. É muito importante que todos possam usufruir dela”, disse Kostas Bakoyannis, autarca de Atenas, citado pelo The Guardian.

A decisão não veio pôr fim à luta. Há mais de um ano que se sucedem os protestos contra arranha-céus “gigantescos” erguidos e que tapam a vista para a atração turística do século V a.C. . Em abril, os moradores de Makriyianni, uma localidade a sul da Acrópole, lançaram uma petição online exigindo ao Governo grego que salvaguardasse a zona arqueológica. Em poucos dias, 23 mil pessoas assinaram a petição.

Sabemos que estão a ser consideradas licenças para pelo menos sete grandes hotéis", disse Irini Frezadou, o arquiteto suíço que lidera o movimento.

Estamos muito satisfeitos porque, sob pressão, o Estado grego finalmente agiu, mas é urgente que tenhamos novas leis de construção e planeamento para proteger o ambiente urbano e cultural da Acrópole."

No futuro, os edifícios em Atenas não devem ter mais de 21 metros de altura.

Continue a ler esta notícia