Explosão em mesquita faz três mortos e dezenas de feridos no Afeganistão - TVI

Explosão em mesquita faz três mortos e dezenas de feridos no Afeganistão

Explosão em mesquita no Afeganistão

Uma mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, foi atingida esta sexta-feira por uma bomba que fez mais de uma dezena de feridos. O ataque ainda não foi reivindicado mas os talibãs confirmam que se trata de um atentado.

Uma bomba explodiu numa mesquita da província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante as orações desta sexta-feira. Os relatos variam em relação ao número de vítimas, mas a Associated Press indica pelo menos três mortos e 15 feridos. Já alguns residentes apontam para 12, incluindo o imã do local.

O ataque terá ocorrido pelas 13h30 horas no distrito de Spin Ghar, perto de Jalalabad, capital da província. O porta-voz do governo, Qari Hanif, disse que a bomba parece ter sido plantada na mesquita, localizada na cidade de Traili. Os talibãs já confirmaram o sucedido e afirmam tratar-se de um atentado.

Embora a região seja predominantemente muçulmana sunita, vários ataques a mesquitas têm ocorrido no Afeganistão desde o domínio dos talibãs, duas delas frequentadas por minorias xiitas. Foram reivindicados pelo ISKP, Estado Islâmico na província de Khorasan, que defende uma “jihad” global e mais rigorosa. Ainda assim, os rostos por trás deste incidente não vieram a público.   

Desde que assumiram o poder no país há cerca de três meses, os talibãs têm levado a cabo uma campanha de oposição violenta contra o EI, garantindo acabar com a ameaça da organização jihadista. 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE