Um padeiro romeno estava a trabalhar e foi surpreendido pelo ataque perto da ponte de Londres no passado sábado. Terá conseguido abrigar 20 pessoas que fugiam dos três terroristas, armados com facas, que apunhalavam quem encontravam, e acabou por saltar para a rua, agredindo um dos atacantes na cabeça com um cesto do pão.

Florin Morariu trabalha numa padaria da cadeia Bread Ahead, no Borough Market, onde os três atacantes acabarm por ser abatidos e foi daí que viu e filmou tudo o que se passou no sábado à noite.

As pessoas estavam desmaiando, caindo e nós fomos lá fora para ver o que estava acontecendo", disse à agência noticiosa Associated Press.

De acordo com o que o próprio contou, Florin viu os três terroristas esfaqueando alguém. Primeiro, ficou sem saber o que fazer. Mas depois, avançou. E atacou um dos terroristas com a caixa do pão que tinha mais à mão, "batendo-lhe com ela na cabeça".

Surgiu um carro com um alto-falante dizendo "saiam, saiam!" e [a polícia] atirou uma granada... e aí eu corri", contou Florin.

O resto do que se passou é pro demais conhecido. Oito minutos após o primeiro alerta polícias armados abateram os três terroristas, que acabaram por matar sete pessoas e feriram dezenas de outras.

Depois de se ter batido com um dos terroristas, o padeiro Florin ainda teve sangue frio para filmar tudo o que se passava com o seu telemóvel. Partilhou o seu vídeo no Facebook. Já foi visto por mais de dois milhões de pessoas.