Cem suspeitos de ligações ao grupo Estado Islâmico detidos na Turquia - TVI

Cem suspeitos de ligações ao grupo Estado Islâmico detidos na Turquia

  • ALM com Lusa
  • 30 dez 2019, 12:10
O dia seguinte ao atentado no aeroporto de Istambul

Na noite do Ano Novo de 2016 para 2017, um atentado terrorista numa discoteca em Istambul matou 29 pessoas, 26 das quais estrangeiras. O EI reivindicou o ataque

As autoridades turcas detiveram 100 pessoas, a maioria estrangeiras, suspeitas de pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), em operações nos últimos dias, informou hoje a agência noticiosa estatal Anadolu.

Mais de 40 iraquianos, duas dezenas de sírios e um marroquino encontram-se entre os suspeitos detidos em operações realizadas nos últimos dias em seis províncias turcas, entre as quais Ancara, Bursa (noroeste) e Batman (sudeste), precisou a agência.

Armas, munições e material informático foram apreendidos nas casas alvo de buscas, indicou a Anadolu, adiantando que a polícia procura pelo menos 17 outros suspeitos em Ancara.

Na semana passada, a polícia turca já tinha detido em Istambul 20 pessoas suspeitas de ligações ao EI.

Durante muito tempo suspeita de ter deixado os ‘jihadistas’ atravessarem a sua fronteira para entrarem na Síria desde o início da guerra neste país em 2011, a Turquia, atingida por diversos atentados do EI, juntou-se em 2015 à coligação internacional anti-‘jihadista’.

Na noite do Ano Novo de 2016 para 2017, um atentado terrorista numa discoteca em Istambul matou 29 pessoas, 26 das quais estrangeiras. O EI reivindicou o ataque.

Continue a ler esta notícia