França prolonga estado de emergência pela quinta vez - TVI

França prolonga estado de emergência pela quinta vez

Polícia francesa

Prolongamento até 15 de julho, ou seja, até depois das eleições presidenciais e legislativas, deverá ser confirmado na quinta-feira no Senado

Os deputados franceses aprovaram na noite de terça-feira a quinta extensão do estado de emergência após os atentados de 2015, até 15 de julho, ou seja, até depois das eleições presidenciais e legislativas.

Este prolongamento deverá ser confirmado na quinta-feira no Senado, a fim de evitar uma interrupção automática do estado de emergência, a 22 de dezembro.

Se os senadores seguirem o voto dos deputados, conforme esperado, França vai conhecer o seu mais longo período de estado de emergência ininterrupto – 20 meses - desde a criação deste regime de exceção durante a guerra da Argélia.

O país encontra-se em estado de emergência desde 13 de novembro de 2015, o dia dos atentados que causaram 130 mortos em Paris e Saint-Denis, nos subúrbios parisienses.

A medida tinha sido prolongada pela terceira vez consecutiva no passado dia 19 de maio para garantir a segurança durante os jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que decorreu entre 10 de junho e 10 de julho, e a Volta à França em Bicicleta, entre 02 e 24 de julho.

A quarta extensão do estado de emergência ocorreu após o atentado de Nice, no sul de França, a 14 de julho, que causou 86 mortos. A nova extensão foi aprovada com 288 votos a favor e 32 contra.

Os deputados da Frente de Esquerda, os ecologistas e alguns deputados do partido Os Republicanos (LR, direita, oposição) votaram contra.

Durante a vigência do estado de emergência são aplicadas medidas de restrição à circulação de pessoas e de veículos, assim como são limitadas, por ordem administrativa, a certos indivíduos, os acessos a determinados locais.

Continue a ler esta notícia