Paris: indemnizações podem chegar aos 300 milhões de euros - TVI

Paris: indemnizações podem chegar aos 300 milhões de euros

#noussommesunis: Milhares de pessoas em todo o mundo em vigília pela França (REUTERS)

"Fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram", revelou a ministra da Justiça francesa

A França calcula que as indemnizações, aos feridos e aos familiares das vítimas dos atentados de Paris de 13 de novembro, podem chegar aos 300 milhões de euros. Destes, 6,7 milhões já foram pagos, disse a ministra da Justiça francesa.

“O fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram. E 771 mil euros para despesas de viagem ou estada dos seus familiares, aos feridos e respetivas famílias. O orçamento para as indemnizações pode chegar a 300 milhões de euros", disse Christiane Taubira, numa entrevista publicada no jornal "Le Parisien".


A ministra da Justiça explicou que a ajuda às vítimas esteve centralizada desde a noite dos atentados, com a criação de uma equipa interministerial. Desde então, foram recebidas 11.000 chamadas, além de mensagens de texto e de emails nos 120 postos criados para ajudar os familiares das vítimas. 

O Fundo de Garantia às Vítimas foi criado em 1986, após a França ter sofrido vários ataques relacionados com a tensão no Médio Oriente. O Fundo é financiado por um imposto de quatro euros, aplicado a todos os contratos de seguro, de acordo com a AFP. 
Continue a ler esta notícia