Mais dois países com casos confirmados de coronavírus - TVI

Mais dois países com casos confirmados de coronavírus

  • AG
  • 25 jan 2020, 09:15

Existem mais de 1.300 pessoas infetadas em todo o mundo

A Austrália anunciou este sábado que detetou o primeiro caso no país de uma pessoa infetada com o novo coronavírus Chinês.

O homem de 50 anos, um visitante da China, está em condições estáveis, apesar da sua doença respiratória. Foi confirmado positivo (…) após uma série de testes", apontou em comunicado o Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Victoria.

O paciente, que está a ser tratado numa sala isolada de um hospital de Melburne, tinha chegado à Austrália no dia 19 de janeiro vindo de Wuhan, cidade chinesa epicentro do surto.

Algumas horas depois, o ministério da saúde australiano confirmou a existência de outros três casos, elevando assim para quatro o total de infetados no país. Três homens, de 53, 43 e 35 anos estão isolados num hospital de Sydney.

As autoridades confirmaram ainda que, tal como o primeiro caso, também estes três estão relacionados com a cidade de Wuhan ou com a província de Hubei. A nota do governo australiano alerta ainda para que todos os visitantes que cheguem ao país provenientes daquela região sejam cuidadosos.

O número de mortos devido ao novo coronavírus detetado na China aumentou para 41, depois de 15 pessoas terem morrido na província de Hubei, informaram as autoridades locais.

De acordo com as autoridades chinesas, o número de casos confirmados é de 1.287.

Segundo a agência Reuters existem mais de 1.300 casos de pessoas infetadas em todo o mundo.

As autoridades montaram uma operação de quarentena que vai cobrir 13 cidades na província de Hubei para tentar conter a propagação deste vírus.

Vírus também chega à Malásia

As autoridades da Malásia anunciaram, também este sábado, terem registado os primeiros três casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus detetado na China.

Os três casos foram confirmados no estado de Johor, que faz fronteira com Singapura, explicaram.

Os indivíduos infetados são cidadãos chineses e familiares próximos de um homem de 66 anos que já tinha sido infetado com o vírus em Singapura.

A mulher e os seus dois netos foram rastreados e deram positivo, disse o ministro da Saúde da Malásia, Dzulkefly Ahmad.

Os três foram transferidos de Johor e estão atualmente em tratamento no hospital Sungai Buloh, no estado de Selangor.

As autoridades montaram uma operação de quarentena que vai cobrir 13 cidades na província de Hubei para tentar conter a propagação deste vírus.

Japão com terceiro caso e Hong Kong em emergência

O governo japonês confirmou um terceiro caso de coronavírus no país. Uma mulher com cerca de 30 anos, que vive em Wuhan, testou positivo para esta nova estirpe de pneumonia.

A doente chegou a solo nipónico a 18 de janeiro, segundo o ministro da Saúde do Japão.

Na região administrativa de Hong Kong foi declarado o estado de emergência. A chefe do executivo, Carrie Lam, anunciou ainda que as escolas estão suspensas até ao dia 17 de fevereiro.

 

 

Continue a ler esta notícia