Morte de ovelhas devido ao calor choca ministro australiano - TVI

Morte de ovelhas devido ao calor choca ministro australiano

  • AA
  • 6 abr 2018, 12:18
Ovelhas (LUSA/EPA)

O caso remonta a agosto do ano passado, mas só agora é que foram reveladas imagens

Cerca de 2.400 ovelhas morreram de calor durante uma viagem num navio de exportação de Perth, na Austrália, para três nações do Médio Oriente (Emirados Árabes Unidos, Qatar e Kuwait). O caso remonta a agosto do ano passado, mas só agora é que o governo australiano teve conhecimento e decidiu tomar medidas sobre o caso. 

Numa publicação feita no twitter, o Ministro da Agricultura e Recursos Hídricos da Austrália, David Littleproud, conta o que sentiu ao assistir às imagens da viagem das ovelhas - fornecidas pela organização protetora dos animais, Animals Australia - , bem como o que pretende fazer para evitar situações semelhantes no futuro. 

Precisamos de agir em conformidade com as leis de todos os setores. Isso exige aos exportadores, indústria e a entidade reguladora (Departamento da Agricultura e Recursos Hídricos) o cumprimento das suas responsabilidades", referiu David Littleproud em comunicado, onde refere sentir-se "profundamente chocado e perturbado" com as imagens a que assistiu. 

Apesar de não especificar quais as providências que irá tomar, o Ministro da Agricultura garantiu que "não terá medo de gritar e tomar medidas firmes contra aqueles que não cumpram com as suas responsabilidades". No final do comunicado, Littleproud referiu que o Departamento da Agricultura vai investigar o caso com urgência. 

De acordo com a BBC, o governo australiano disse que poderia impedir outra remessa de 65 mil ovelhas, que devem sair de Perth na segunda-feira, caso não sejam verificadas condições para o bem-estar animal. 

 

 

 

 

 
Continue a ler esta notícia