Vídeo: a história do dentista que fez com que um coala bebé voltasse a andar - TVI

Vídeo: a história do dentista que fez com que um coala bebé voltasse a andar

Coala

Triump foi encontrado na rua com um defeito na pata, junto da sua mãe, que se encontrava mortalmente ferida

Um coala que nasceu sem uma pata recebeu ajuda de um sítio improvável, após a médica veterinária que seguia o caso ter mencionado a situação à dentista local, em Lismore, no norte de New South Wales, na Austrália.

O coala, chamado Triumph, deu entrada no veterinário em 2017, de ter sido encontrado junto da sua mãe, que se encontrava mortalmente ferida. Foi nesse momento que os veterinários que o trataram deram de caras com um inexplicável defeito de nascença: Triumph não tinha uma pata.

Marley Christian, a médica veterinária que o tratou descobriu que o problema causava dores ao pequeno coala e fez de tudo para o ajudar. A veterinária, que faz parte do grupo de resgate de coalas Friends of the Koala, descobriu que ao vestir Triumph com meias de boneca e pequenas botas, o animal parecia mostrar sinais de alívio da dor.

Foi nesse momento que decidiu procurar um fabricante de próteses que conseguisse criar uma pata à medida para o coala.

Disseram-nos que isso nunca tinha sido feito e que não podia ser feito”, revelou Christian à ABC News.

Até que um dia, Marley Christian mencionou brevemente o caso de Triumph a Jon Doulman, um dentista especializado em próteses, que se ofereceu de imediato para tentar construir uma prótese para o animal.

Eu tiro moldes de boas e todas as dentaduras são diferentes. Foi isso que me fez querer experimentar ver se conseguia fabricar alguma coisa para ele”, explicou Doulman.

O dentista pegou um molde do coto de Triumph e criu uma espécie de bota feita de borracha que se prende com velcro. A resposta não podia ter sido melhor.

Mal recebeu a prótese, o pequeno coala começou a escovar o seu próprio pelo e a escalar todo o tipo de coisas, sem que isso danificasse ou fizesse com que a prótese saísse do lugar.

De acordo com a médica veterinária que o encontrou, Triumph nunca mais foi o mesmo.

Ele move-se muito melhor, tornou-se muito mais ativo”, contou Marley Christian. “Aliviou o desconforto que tinha no coto e ajuda-o a correr, saltar e, para além disso, impede a curvatura da sua coluna, porque ganhou um comprimento extra.”

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE