Josef Fritzl volta a «esconder-se» - TVI

Josef Fritzl volta a «esconder-se»

Austríaco acusado de ter sequestrado e violado a filha durante 24 anos regressa ao tribunal de cara tapada

Relacionados
Josef Fritzl voltou a aparecer de cara tapada no segundo dia de julgamento. O austríaco acusado de ter sequestrado e violado a filha durante 24 anos foi por breves instantes apanhado «desprevenido» pelos fotógrafos enquanto era escoltado até à sala de audiência, mas depressa retomou o gesto de tapar o rosto com um dossier pessoal, noticia a BBC.

A imprensa austríaca diz que o gesto de Fritzl é «cobardia» e dá conta da indignação popular depois de o réu não ter dado a cara segunda-feira à chegada ao tribunal de Sankt Poelten.

As críticas não impediram que Fritzl voltasse a fazer o mesmo esta terça-feira de manhã, à entrada para o segundo dia de julgamento. Isto momentos depois do advogado de Josef Fritzl ter dito que ele agiu dessa forma por «se sentir envergonhado», refere a BBC.

Depois da imprensa ter sido autorizada a assistir aos primeiros momentos do julgamento na segunda-feira, a segunda sessão decorre esta terça-feira à porta fechada.

Josef Fritzl está a ser interrogado à medida que é visionado mais um segmento do vídeo de 11 horas em que a filha, Elisabete, relata os crimes de que foi vítima em cativeiro. Este relato, violento, é exibido de forma parcial para não chocar juízes e jurados.

No vídeo, Elisabete denuncia, entre outros crimes, a morte de um dos sete filhos que teve do pai. Um homicídio que o austríaco que ficou conhecido como o «monstro de Amstetten» rejeitou logo na primeira sessão do julgamento, assim como a acusação de ter escravizado a filha. Fritzl assumiu-se culpado de incesto e da acusação de privação de liberdade, mas negou «parcialmente» o delito de violação.

Segunda-feira ao final do dia, o porta-voz do tribunal, Franz Cutka, declarou que Josef Fritzl vai ter de explicar exactamente o que quer dizer com «parcialmente culpado». Essas explicações não deverão tardar, já que o tribunal deverá proferir a sentença já na quinta-feira.

«As alegações finais deverão ter lugar quinta-feira de manhã e isso significa que pode haver veredicto na quinta-feira à tarde», adiantou o mesmo porta-voz à BBC.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE