Autarca na Líbia assassinado a tiro por grupo armado - TVI

Autarca na Líbia assassinado a tiro por grupo armado

  • AR
  • 18 dez 2017, 11:29
Misrata (Líbia), Olivier Jobard

Grupo de desconhecidos atacou veículo que transportava Mohamad Esthewi no momento em que saía da zona do aeroporto da cidade de Misrata

Um grupo de homens armados assassinaram esta segunda-feira a tiro Mohamad Esthewi, autarca de Misrata, a terceira cidade e principal porto da Líbia, disseram à EFE fontes ligadas às autoridades de segurança.

De acordo com as mesmas fontes, um grupo de desconhecidos atacou o veículo que transportava Esthewi no momento em que saía da zona do aeroporto da cidade.

O presidente da Câmara de Misrata acabava de chegar de uma viagem à Turquia.

Até ao momento o ataque ainda não foi reivindicado.

Além da morte de Mohamad Esthewi, os atacantes feriram gravemente o irmão do autarca que foi de imediato transportado para o hospital da cidade.

Misrata fica situada a cerca de 200 quilómetros a Leste de Tripoli e foi, em 2016, o núcleo da ofensiva militar que libertou a vizinha cidade de Sirte que se encontrava sob o controlo do grupo radical Estado Islâmico.

Tal como o resto do país, a cidade de Misrata está dividida entre os partidários do governo de Tripoli reconhecido pelas Nações Unidas, milícias salafistas e grupos minoritários que apoiam o marechal Jalifa Hafter, que controla parte da região oriental da Líbia.

O país enfrenta uma guerra civil desde 2011 e atualmente estão a funcionar dois governos: um apoiado pela ONU e outro controlado por Hafter, ex-membro da cúpula do antigo ditador Khadafi e recrutado pela CIA, os serviços de informações dos Estados Unidos.

Os dois governos lutam pelo poder com a ajuda de milícias e grupos que lucram com a guerra e que alteram alianças com regularidade.

Continue a ler esta notícia