Escola constrói jaula para pôr criança autista - TVI

Escola constrói jaula para pôr criança autista

Escola construiu jaula para criança autista

Diretora, na Austrália, foi demitida e proibida de voltar a lecionar numa escola pública

A diretora de uma escola de Canberra, na Austrália, foi demitida depois de mandar construir uma jaula na sala de aula para colocar uma criança autista lá dentro. Um menino de 10 anos terá sido preso na jaula uma vez, antes de a situação ser denunciada.

Conforme revelou na quinta-feira o Ministério australiano da Educação, a diretora foi a responsável direta pela construção da jaula, que fez recorrendo a cerca de 3,300 euros de fundos públicos.

De acordo com a investigação, a jaula foi feita em março e foi utilizada uma vez. As autoridades foram então alertadas, dando ordem para a destruir, 14 dias depois.

A imprensa australiana divulgou entretanto as imagens da jaula. Tinha dois metros de largura por dois de comprimento, uma cobertura e grades de cor azul para “amenizar a situação”. O objetivo era criar um espaço para a criança de dez anos, com autismo, "se acalmar".

A divulgação das imagens foi criticada pela ministra australiana da Educação. Joy Burch considerou que as fotos apenas serviriam para magoar ainda mais a família da criança. Ainda assim, a governante considerou legítimo que o processo fosse tornado público, depois de muitos pais se queixarem de nada saberem sobre a investigação.

“Essa decisão foi extremamente errada e a responsável jamais voltará a trabalhar como diretora ou em qualquer escola do país”, disse Burch em conferência de imprensa. “Os diretores devem ser responsabilizados pelas suas ações”, acrescentou.


O inquérito revelou que a decisão de construir a jaula foi tomada somente pela diretora, que ignorou a opinião de outros membros do conselho escolar. 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE