EUA: especialistas recomendam saída do Avastin do mercado - TVI

EUA: especialistas recomendam saída do Avastin do mercado

Comprimidos de emagrecimento

Concluiram que não causa melhorias às pacientes que tenham metástases de cancro da mama

Relacionados
Um comité de especialistas norte-americanos recomendou à agência federal de alimentação e medicamentos (FDA) que retire do mercado o produto Avastin (bevacizumad), usado no tratamento do cancro da mama, noticia a agência Efe.

Doze dos 13 especialistas que compõem o comité pronunciaram-se contra o medicamento, considerando que não causa melhorias às pacientes que tenham metástases de cancro da mama, provocando vários efeitos secundários.

A recomendação do comité não tem carácter vinculativo, apesar de a FDA, em geral, seguir os seus conselhos.

A agência aprovou o uso do medicamento, produzido pela farmacêutica suíça Roche, em 2008, depois de um teste ter indicado que a substância estendia até aos cinco meses o prazo para que o cancro da mama começasse a piorar.

No entanto, testes mais recentes não mostraram que as doentes que o utilizaram tenham sobrevivido mais tempo, tendo antes manifestado efeitos secundários, como um aumento da pressão arterial ou níveis anormais de leucócitos no sangue.

O medicamento também se utiliza para combater o cancro do cólon, do pulmão, do rim e do cérebro.

Em Portugal, no final de Abril, o Infarmed proibiu o uso do medicamento Avastin nas doentes com cancro da mama com metástases, por «não trazer vantagens adicionais», negando qualquer interesse economicista subjacente a esta decisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE