Britânico tenta viajar com bomba falsa em avião - TVI

Britânico tenta viajar com bomba falsa em avião

(REUTERS)

Avião que viajava para o Qatar teve de regressar ao terminal, depois de um passageiro britânico ter embarcado com um brinquedo que simulava uma bomba

Um avião que partia de Bali, na Indonésia, com destino a Doa, no Qatar, foi forçado a regressar ao terminal, antes da descolagem, por causa de uma ameaça de bomba no aeroporto. Tudo porque um passageiro britânico decidiu tentar embarcar com uma bomba "a brincar" na bagagem.

Davide Fogli foi interrogado durante mais de 24 horas, pelos seguranças do aeroporto e pela polícia, que estão em alerta máximo, desde o atentado terrorista ao avião de passageiros russo. O turista disse que tinha comprado a “bomba” numa loja de brinquedos, para uma festa na passagem de ano.

Alegou ainda que o brinquedo, que consistia numa junção de paus de dinamite falsos, juntos com fita-cola, e com o que parecia ser um temporizador, tinha passado pelas primeiras inspeções de bagagem e que até tinha pedido permissão às autoridades para embarcar com ele. Os seguranças disseram-lhe que não podia levar o objeto para o avião e por isso deixou-o em terra, embarcando com a companheira no voo.

Mas, segundo o The Telegraph, o avião acabou por não partir na altura esperada, porque as autoridades do aeroporto decidiram que deviam interrogar mais detalhadamente Davide Fogli. O voo descolou finalmente quando o passageiro estava a ser interrogado.
 

“Era um brinquedo muito realista e, dado o atual clima, queríamos saber mais sobre os seus planos”, disse um membro do staff.

“Estamos em alerta amarelo desde o mês passado. O passageiro devia saber que não devia ter trazido um objeto deste tipo para o voo. Mesmo sendo um brinquedo, havia a possibilidade de ser usado como uma ameaça, só para causar problemas”, declarou Yusfandri Hona, da direção do aeroporto, ao The Telegraph.


O alerta foi levado especialmente a sério, porque os passageiros eram maioritariamente estrangeiros.

A Indonésia está em alerta por causa do terrorismo, uma vez que esta é a época em que se encontram mais turistas na capital e o país é o que regista a maior concentração de população muçulmana no mundo.
Continue a ler esta notícia