Avião aterra de emergência depois de passageira entrar em trabalho de parto - TVI

Avião aterra de emergência depois de passageira entrar em trabalho de parto

  • AG
  • 14 mai 2019, 15:01
Avião

Aconteceu num voo entre a Árabia Saudita e as Filipinas. Bebé acabou por nascer a bordo do avião, que entretanto tinha aterrado de emergência

Um avião da Philippine Airlines fez uma aterragem de emergência em Hyderabad, na Índia, depois de uma passageira ter entrado em trabalho de parto, no passado dia 8 de maio. O voo fazia a ligação entre as capitais da Árabia Saudita e Filipinas, Riade e Manila.

Ao chegar ao aeroporto internacional Rajiv Ghandi, a aeronave tinha à espera uma equipa médica para assegurar os cuidados necessários à mãe e recém-nascido. O parto estava já em fase avançada, pelo que a criança - uma menina - acabou por nascer ainda no avião. O cortão umbilical, porém, só foi cortado no hospital, uma vez que os médicos não puderam subir a bordo do avião com equipamento cirúrgico - nomeadamente instrumentos cortantes - por razões de segurança.

A bebé nasceu com 3,2 kg e foi depois levada para a unidade de cuidados intensivos. Mãe e filha recuperaram bem e já estão prontas para regressar a casa, nas Filipinas.

A mulher, de nacionalidade filipina, trabalha na Árabia Saudita e estava grávida de 35 semanas. A maioria das companhias aéreas exige um atestado médico para mulheres que tenham 28 ou mais semanas de gestação. Se a gravidez for considerada de risco, a grávida pode mesmo ser impedida de embarcar.


 

Continue a ler esta notícia