A Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) ordenou, esta sexta-feira, a substituição dos sensores de velocidade nos Airbus A330/A340, segundo um comunicado citado pela AFP.
Esta decisão surge quase dois meses depois do voo 447 se ter despenhado no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas, alegadamente devido à falha dos sensores de velocidade.
Os sensores Pitot Thales de tipo AA nos Airbus A330/A340 terão agora de ser substituídos por pelo menos dois sensores da Goodrich, sendo o terceiro opcional entre a Goodrich ou a Thales, mas, neste caso, terão de ser do tipo BA.
«Os três tipos de sensores respeitam os critérios de segurança em vigor», garantiu a AESA.
A Airbusa já recomendou esta substituição às companhias aéreas. «Enviámos uma carta a todos os nossos operadores para recomendar que substituam, na sua frota de A330 e A340, as sondas Pitot Thales por Pitot Goodrich», adiantou o porta-voz europeu da Airbus.
Entre os mil aparelhos dos modelos de longo alcance A330 e A340, apenas 200 terão de efectuar esta substituição, uma vez que os outros já estão equipados com Goodrich.
Voo 447: Airbus obrigada a mudar sensores
- tvi24
- CP
- 31 jul 2009, 13:53
Agência Europeia exige mudança para evitar acidentes como o do voo entre o Rio de Janeiro e Paris
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