Assessor do Qarabag banido para sempre pela UEFA por racismo - TVI

Assessor do Qarabag banido para sempre pela UEFA por racismo

Arsenal-Qarabag

Organismo solicitou à FIFA extensão do castigo a nível mundial. Em causa publicação que apelava à morte dos arménios. Clube multado em 100 mil euros

Relacionados

Da decisão provisória à definitiva. O assessor de imprensa do Qarabag, Nurlan Ibrahimov, foi banido para sempre pela UEFA de qualquer atividade relacionada com o futebol a nível europeu.

A decisão do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, confirmada na quinta-feira, surge depois da decisão provisória de 4 de novembro, relacionada com uma mensagem nas redes sociais de Nurlan Ibrahimov, na qual apelava à morte de todos os arménios.

Além do castigo para sempre, a UEFA solicitou à FIFA que aplique também esta medida a nível do futebol mundial e o Qarabag foi ainda multado em 100 mil euros.

Os castigos a Ibrahimov e ao clube relacionam-se, segundo a UEFA, com comportamento racista e incidentes de natureza não desportiva.

Ibrahimov apelou a «matar todos os arménios, jovens e velhos, sem distinção», numa publicação que acabou por ser apagada e que aludia ao conflito entre Azerbaijão e Arménia pela região Nagorno-Karabakh.

No dia 10 de novembro, foi assinado um acordo de paz entre os dois países para um cessar de fogo absoluto. Com isto, a Rússia começou a enviar cerca de 2 mil soldados para manter a paz na região, sobre um conflito que eclodiu em 1988.

Continue a ler esta notícia

Relacionados