E.coli: UE pede fim alarmismo à Alemanha - TVI

E.coli: UE pede fim alarmismo à Alemanha

Pepinos: mais 365 casos

Causa da infecção já foi atribuída a pepinos espanhóis e a rebentos de vegetais alemães, mas análises vieram desmenti-lo

Relacionados
O Comissário Europeu de Saúde, John Dalli, pediu esta terça-feira à Alemanha que não lance novas suspeitas sobre a possível origem do surto letal de E.coli, que já causou 23 mortes, sem que tal seja comprovado por análises laboratoriais.

Já aconteceu com os pepinos espanhóis, e mais recentemente com os rebentos de soja alemães. Os alimentos estiveram sob alerta quanto à possível origem do surto infeccioso de E.coli, que já matou 22 pessoas.

Enquanto isso, cria-se um alarmismo injustificado entre a população e gera-se uma situação extremamente prejudicial para os produtores europeus de alimentos, alertou o responsável da Comissão Europeia.

«É fundamental que as autoridades nacionais [alemãs] não se precipitem a dar informações sobre a origem da infecção enquanto estas não tiverem sido comprovadas por análises bacteriológicas», afirmou John Dalli.

O Comissário de Saúde apelou ao mesmo tempo à Alemanha para «reforçar a supervisão e a monitorização para identificar a origem do surto e impedir o contágio».

O Executivo Europeu já enviou uma equipa de epidemologistas para ajudarem as autoridades germânicas a determinar a origem da E.coli.

O surto infeccioso tem afectado milhares de pessoas que passam pela zona de Hamburgo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados