Um rapaz nigeriano, de 11 anos, tornou-se viral depois de ver publicado um vídeo onde aparece a dançar ballet descalço, à chuva, em Lagos, Nigéria. Agora, o jovem bailarino vê o seu talento recompensado, ao receber uma bolsa na prestigiada American Ballet Theatre, em Nova Iorque.

Anthony Mmesoma Madu cativou milhões de pessoas em todo o mundo com a sua dedicação. Mais de 15 milhões de pessoas já assistiram ao vídeo, incluindo celebridades como Viola Davis e Cynthia Erivo.

Quando estou a dançar, sinto que estou no topo do mundo”, afirmou à Reuters o jovem prodígio.

O vídeo também chamou a atenção da American Ballet Theatre, uma escola de elite, que lhe deu uma bolsa de estudos e tratou de arranjar acesso à internet para que receba treino virtual durante o verão.

No próximo ano, Madu vai beneficiar da bolsa Ballet Beyond Borders e receberá treino nos Estados Unidos da América.

Quando os meus amigos me veem a dançar, eles pensam, porque é que eu estou a fazer uma dança estrangeira”, afirmou.

Anthony não foi o único a ser afetado positivamente pelo impacto do vídeo. A academia Leap of Dance Academy, onde o menino treina, e que ensina alunos de graça, foi “engolida” por uma onda de doações.

O fundador, Daniel Ajala Owoseni garantiu que esse dinheiro será utilizado para promover o ballet na Nigéria, um país onde modalidade não é amplamente praticada.

Vi a necessidade de trazer uma forma de arte que requeira disciplina, dedicação e comprometimento”, afirmou. “Os alunos são capazes de aprender essas competências e transportá-las para outras áreas das suas vidas.”