Marinha de Myanmar escolta barco com 727 migrantes - TVI

Marinha de Myanmar escolta barco com 727 migrantes

Barco foi abandonado no Mar de Andaman

Relacionados
A marinha de Myanmar está a escoltar um barco com 727 migrantes ilegais abandonado no Mar de Andaman, noticia a Reuters. Os imigrantes tentavam chegar ao Bangladesh.

Os mais de 700 migrantes foram intercetados, na passada sexta-feira, pela marinha num barco de pesca que estava a meter água, revelou o ministro de Informação do país.

“O governo está a verificar as suas identidades, a questioná-los sobre o que eles querem fazer e para onde querem ir”, contou o porta-voz Ye Htut à Reuters, acrescentando que “ maior parte deles quer voltar para o Bangladesh, por isso agiremos de acordo com os seus desejos”.


Segundo o porta-voz, “a marinha vai acompanhá-los e dar-lhes água, comida e outras coisas” até que os migrantes cheguem a águas do Bangladesh.
  
A nacionalidade das pessoas a bordo está ainda por confirmar, mas o ministro da Informação, citado pela Reuters, identificou-os como “Bengalis”, termo usado pelo Governo de Myanmar para descrever a minoria Rohingya, perseguida no país, mas que também se refere aos naturais de Bengala, um território dividido entre a Índia e o Bangladesh. 
  
Uma semana antes, uma outra embarcação, com cerca de 200 migrantes do Bangladesh, também foi apreendida pela marinha de Myanmar. 
  
Mais de 3.000 migrantes chegaram à Indonésia e à Malásia desde que a Tailândia iniciou neste mês uma campanha contra as redes de tráfico humano. Segundo as agências humanitárias, cerca de 2.600 pessoas estarão à deriva nas águas do sudeste asiático. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE