Barack Obama acredita que se se tivesse candidato poderia ter sido reeleito para um terceiro mandato. O presidente dos Estados Unidos disse-o numa entrevista que deu para o programa de David Axelrod, “The Axe Files”, produzido pela Universidade de Chicago e pela CNN.

A poucas semanas de abandonar a Casa Branca, Obama considera que os norte-americanos ainda subscrevem a sua visão política “de mudança”. E, por isso mesmo, acredita que se se tivesse candidatado novamente a maioria dos cidadãos teria votado em si.

“Acredito nesta visão porque acredito que se me tivesse candidato outra vez teria mobilizado a maioria dos americanos a apoia-la”, afirmou.

Quem não acredita nisto é Donald Trump, que não perdeu tempo e reagiu às declarações do ainda líder dos Estados Unidos no Twitter. "Nem pensar!", escreveu o Presidente eleito. 

Durante esta entrevista, em formato podcast e que durou cerca de 50 minutos, Obama falou sobre a derrota dos democratas nestas presidenciais que elegeram o republicano.

O líder norte-americano sugeriu que Hillary Clinton não apelou diretamente ao voto das faixas do eleitorado que não sentiram a recuperação da economia. 

“Se achas que estás a ganhar então acabas por criar uma tendência e, tal como no desporto, jogas pelo seguro”, frisou.

Redação / SS