Obama agradece a Bush - TVI

Obama agradece a Bush

Bush recebeu Obama na Casa Branca

Presidente eleito dos EUA saúda empenho do antecessor numa «transição suave»

Relacionados
O presidente eleito dos Estados Unidos saudou segunda-feira o empenho do presidente cessante George W. Bush numa transição «suave» na transferência do poder, indicou a sua porta-voz à saída de um encontro entre os dois homens na Casa Branca, refere a Lusa.

George W. Bush recebeu Obama na Casa Branca

Sondagem confirma que Bush é o pior de sempre

«O presidente eleito (Barack) Obama agradeceu ao presidente Bush o seu interesse numa transição suave e a sua graciosa hospitalidade assim como a da primeira dama Laura Bush ao receber os Obama na Casa Branca», disse Stephanie Cutter, porta-voz do democrata durante a transição.

As discussões na Sala Oval entre o 43º e o 44º presidente foram «produtivas e amistosas», disse Cutter num comunicado, fazendo-se eco de declarações semelhantes da Casa Branca para qualificar este encontro, seis dias depois da eleição presidencial.

Obama pede a Bush para salvar indústria automobilística

Segundo o «Wall Street Journal», o presidente eleito dos Estados Unidos pediu a Bush que actue imediatamente para salvar a indústria automobilística de Detroit e apoie economia em termos mais amplos.

Refira-se que o apelo acontece numa altura em que o Congresso tenta assegurar à indústria automobilística de Detroit o acesso a fundos federais de 700 mil milhões de dólares (548 mil milhões de euros).

O triunfo da história americana

Bush referiu-se na semana passada à vitória de Obama como um «triunfo da história americana» e pediu aos membros do seu governo para colaborarem em tudo o que for possível com a equipa do democrata durante a etapa de transição.

Obama já tinha estado antes na Casa Branca mas foi na visita guiada de segunda-feira que entrou pela primeira vez na mítica Sala Oval.

O democrata, que venceu sem apelo na passada terça-feira o seu rival republicano John McCain, recorda no seu livro autobiográfico «The Audacity of Hope» (A Audácia da Esperança) as suas primeiras impressões da Casa Branca depois de uma visita em 2004.

«O interior da Casa Branca não tem o interior luminoso que se poderia esperar pelos filmes ou pela televisão. Está bem conservada mas desgastada. É uma casa grande e velha em que imaginamos que deve haver correntes durante as frias noites de Inverno», diz Obama no seu livro referindo-se aquela sua primeira visita.

«Tens um futuro brilhante pela frente»

Na obra, o democrata recorda também uma outra passagem pela residência em 2005, quando lá foi acompanhado de um grupo de senadores recém eleitos como ele.

«Tens um futuro brilhante por diante, muito brilhante», disse-lhe então Bush, segundo o relato de Obama. O inquilino da Casa Branca chegou a adverti-lo que o seu carisma podia voltar-se contra ele: «Toda a gente esperará que escorregues ( . . .) ou seja, tem cuidado», vincou o presidente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados