Obama: não há ameaça concreta, mas cidadãos devem ficar vigilantes - TVI

Obama: não há ameaça concreta, mas cidadãos devem ficar vigilantes

  • Sofia Santana
  • 17 dez 2015, 18:53
Barack Obama (Reuters)

Presidente afirmou que os serviços secretos dos Estados Unidos não têm nenhuma informação credível sobre um possível ataque no país

Barack Obama deixou uma mensagem de tranquilidade aos norte-americanos, quando estamos a poucos dias do Natal, afirmando que os serviços secretos dos Estados Unidos não têm nenhuma informação concreta ou credível sobre um possível ataque no país. Ainda assim, o Presidente dos Estados Unidos apelou aos norte-americanos para que fiquem vigilantes nesta época festiva.

Durante uma visita ao Centro Nacional de Combate ao Terrorismo em Washington, esta quinta-feira, Obama lembrou o recente ataque em San Bernardino, para sublinhar que os Estados Unidos já superaram ameaças muito maiores e que o vão fazer mais uma vez.

“Quando terroristas levam a cabo um ato desprezível como o que aconteceu em San Bernardino, partem os nossos corações, mas também reforçam a nossa vontade de aprender lições para fazermos as melhorias que são necessárias.”


O líder dos EUA disse que é natural que os norte-americanos estejam ansiosos, depois do que aconteceu em San Bernardino e em Paris, mas destacou que Washington está a fazer tudo o que está ao seu alcance para prevenir que terroristas entrem no país.

Obama frisou ainda que todos os norte-americanos, independentemente das suas crenças religiosas ou contextos sociais e económicos, são aliados na luta contra o terror.

O tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, ainda está bem presente na memória do país. O massacre fez 14 mortos a 2 de dezembro, no Inland Regional Center, um centro sem fins lucrativos que trabalha com pessoas com deficiência. Foi perpetrado por um casal que se tinha convertido ao Islão e expressado o seu apoio à “jihad” em comunicações privadas.
Continue a ler esta notícia