Síria: Rússia quer dar tempo a Assad para fazer reformas - TVI

Síria: Rússia quer dar tempo a Assad para fazer reformas

Presidente da Síria

Esta posição é discordante da anunciada ontem pelos Estados Unidos e União Europeia

Relacionados
A Rússia defendeu esta sexta-feira que deve ser dado tempo ao Presidente sírio para fazer reformas no país, discordando dos apelos dos Estados Unidos e da União Europeia para que Bashar al-Assad abandone o poder, escreve a Lusa.

«Não apoiamos semelhantes apelos e consideramos que, precisamente agora, é preciso dar tempo ao regime do Presidente Assad para realizar todas as reformas que foram anunciadas», disse uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, citado pela agência Interfax.

Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que Assad deve abandonar o cargo de Presidente da Síria, prometendo aumentar as sanções caso continue a violência contra os civis. Essa posição recebeu o apoio da União Europeia.

Delegação russa visita Damasco

A Rússia anunciou, entretanto, que vai enviar uma delegação de políticos e senadores à Síria para estudar a situação no país, afirmou Aslambek Aslakhanov, membro do Comité para Relações Internacionais do Conselho da Federaão da Rússia (câmara alta do Parlamento).

«Hoje, apenas podemos julgar o que se passa nesse país pelas informações das agências, dos órgãos de comunicação social e dos canais de televisão mundiais. Toda essa informação é extremamente contraditória, frequentemente unilateral e não revela um quadro completo», justificou Aslambek Aslakhanov, citado pela agência Interfax.

Segundo o senador, a tarefa da missão «consiste em conversar com representantes das autoridades vigentes, incluindo da oposição».
Continue a ler esta notícia

Relacionados